VOCÊ SABE O QUE É BENCHMARKING?

O termo benchmarking é muito utilizado no meio empresarial.

Mas, enfim, o que é benchmarking? Como fazer para implementar o benchmarking na minha empresa? O benchmarking pode ser utilizado em todos seguimentos empresariais?

O que é o Benchmarking?

O benchmarking é uma metodologia de trabalho o qual os gestores ou especialistas de mercado, através da observação de concorrentes e práticas empresariais de sucesso, aprende, planeja e implementa determinadas mudanças visando buscar a excelência empresarial.

Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. O seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e melhorar o desempenho das organizações por meio de um processo de aprendizagem com empresas que são “ponto de referência”. Isto é feito de duas maneiras:

  • identificando resultados excelentes nas outras empresas, geralmente mensurados por meio de métricas ou indicadores. Tais resultados servem de estímulo para os esforços de melhoria e dão uma garantia de que, por intermédio de esforços inteligentes, tais resultados poderão ser igualados.
  • identificando as chamadas melhores práticas que, geralmente com alguma adaptação à cultura e às peculiaridades da organização, podem servir de referência a uma mudança que leve a melhores resultados.

A essência do benchmarking é partir da premissa que nenhuma empresa é melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós, exemplos estes que deverão ser o norte para observação.

Para fins de informações a Rank Xerox Corporation foi pioneira na introdução da prática de Benchmarking.

Do Benchmarking, podem beneficiar as empresas, independentemente da dimensão, em todos os segmentos: comércio, indústria e prestação de serviços.

Vantagens do Benchmarking

As vantagens do benchmarking são:

  • introduzir novos conceitos de avaliação;
  • melhorar o conhecimento da própria organização;
  • identificar e priorizar as áreas que devem ser objeto de melhorias;
  • estabelecer objetivos viáveis e realistas;
  • criar critério de prioridade no planeamento;
  • favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado;
  • permitir uma maior eficácia na orientação para os clientes ao identificar os fatores críticos de sucesso internos na sua satisfação;
  • aprender com os melhores.

Fases e etapas do Benchmarking

Benchmarking tem, em geral, cinco fases: planejamento, levantamento de dados, análise, adaptação e implementação. As etapas são:

  • Análise interna: avaliação minuciosa dos processos internos e práticas empresariais. Entender primeiro o que somos para compreender como melhoramos;
  • Identificar as empresas “de excelência”: pesquisa inicial para conhecer os grandes players do mercado;
  • Definir métodos e estratégias para captura de dados: como o segredo dessas grandes empresas chegará até a sua organização. Parcerias e convênios podem ser algumas das saídas;
  • Análise de mercado: conhecer as melhores práticas da concorrência dentro do que precisa ser melhorado;
  • Identificação de lacunas de desempenho: etapa de comparação, propriamente dita;
  • Projeção de níveis de desempenho futuro para fechamento das lacunas identificadas: quais as metas para melhoria de processos e qual prazo de alcance;
  • Implementação de ações específicas de adaptação;
  • Retroação: reavaliação contínua, sempre tomando por base os melhores do momento.

O Grupo Ciatos, com sua experiência de anos de mercado prestando consultoria para empresas de diversos segmentos, utiliza o benchmarking na prestação de serviço.

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