QUAL O TERCEIRO PRINCÍPIO DA CONSULTORIA P5E CIATOS?

Nos artigos anteriores foi abordado sobre o primeiro e segundo princípio da Consultoria P5E Ciatos.

Para quem não teve a oportunidade de ler, os dois primeiros princípios da Consultoria P5E são: Ideologia da Empresa e Liderança.

Neste artigo irei discorrer sobre o terceiro princípio da Consultoria P5E Ciatos.

O terceiro princípio da Consultoria P5E Ciatos é o Mapa Da Organização ou Mapa de Funções e Responsabilidades.

A implantação do Protótipo de Empresa de Sucesso – PES requer a elaboração do Mapa da Organização.

O que é o Mapa da Organização?

O Mapa da Organização nada mais é do que a delimitação dos setores, das funções existentes na empresa e suas responsabilidades. Em outras palavras, o Mapa da Organização tem o intuito melhorar a gestão da empresa, de forma a delimitar funções a responsabilidades de setores e colaboradores.

A implantação do Protótipo de Empresa de Sucesso – PES necessita que a empresa seja dimensionada como uma sociedade anônima, com presidente, vice-presidente, gerentes e os respectivos setores.

A elaboração do Mapa da Organização seguirá o escopo e cargos exemplificados abaixo:

SÓCIOS/ACIONISTAS
CONSELHO
PRESIDENTE (CEO)Responsável pelo objetivo estratégico, sua implantação e pelo relatório aos cotistas.
VICE-PRESIDENTE DE FINANÇASResponsável pelo financeiro, lucratividade e suporte as demais áreas.
VICE-PRESIDENTE DE VENDASResponsável pela busca de clientes e de maneiras de satisfazê-los com os nossos produtos, com custo mais baixo e com maior comodidade, reportando-se ao presidente.
VICE-PRESIDENTE DE OPERAÇÕESResponsável pela manutenção dos clientes, cumprindo o que foi prometido pelo setor de vendas e pela criação de novas maneiras de manter o produto/ serviço com um custo mais baixo e maior eficiência de modo a gerar valor aos Clientes.
GERENTE DE VENDAS/MKT
GERENTE DE PRODUÇÃO GERENTE
DE MANUTENÇÃO
GERENTE DE SERVIÇOS
GERENTE FINANCEIRO
GERENTE ADMINISTRATIVO
GERENTE DE RECURSOS HUMANOS

Muitos empresários, como é de praxe, irão questionar o fato da sua empresa ser pequena e não ter pessoas para ocupar todos os cargos delineados no Mapa da Organização.

Porém, a realidade é que não é necessário haver uma pessoa para ocupar cada cargo e sim uma pessoa ocupando vários cargos até o momento que for possível haver uma pessoa para assumir exclusivamente aquele cargo. Até mesmo os sócios, em início de atividades, precisam planejar sua empresa com diversos setores e assumindo diversas responsabilidades.

O mais importante na elaboração do Mapa da Organização é delinear todos os setores da empresa e as responsabilidades das pessoas que ocuparão estes setores.

O Mapa da Organização, para ser mais eficaz, deve ser complementado com o contrato de função e responsabilidade e, para determinados cargos, os check-lists.

O contrato de funções e responsabilidades – CFR deverá conter um resumo das funções e dos resultados a serem alcançados pelo ocupante de cada função na empresa, as tarefas que cabem a cada um e a assinatura do empregado.

O contrato de funções e responsabilidades – CFR e os check-lists deverão seguir uma ordem cronológica, primeiro elaborando as funções ocupadas pelo (s) sócio (s), depois a Equipe de Liderança e, por fim, as demais funções da empresa.

Todas as funções existentes na empresa deverão ter seu contrato de função e responsabilidade para, com isto, delimitar as expectativas e responsabilidades de cada colaborador, bem como ser possível realizar as avaliações e feedback’s.

Como a padronização do contrato de funções e responsabilidades – CFR, o processo de recrutamento e seleção de novo colaborador fica mais assertivo, pois o novo colaborador saberá qual a função e responsabilidade dele na empresa e qual as expectativas da empresa com o seu trabalho.

Nos próximos artigos irei abordar sobre os outros princípios da Consultoria P5E Ciatos.

 A equipe de Consultores do Grupo Ciatos formada por administradores, economistas, advogados tributaristas e contadores está apta para analisar sua empresa e propor as melhores alternativa e estratégias para constituição de uma Protótipo de Empresa de Sucesso.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Consultoria P5E Ciatos?

Preencha abaixo seus dados que nossos consultores entrarão em contato para agendar uma apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.