INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Olá Gestor! Esta semana vamos falar sobre inteligência competitiva. Neste artigo vamos explorar este fator estratégico que tem se tornado fundamental para gestores de micro, pequenos e médios negócios. Abaixo, apresentamos alguns tópicos para o melhor entendimento.

A era da informação

Como já apresentada em outra matéria publicada em nosso blog, voltada para a gestão estratégica, os gestores empresariais lidam com uma enxurrada de dados vindos de várias fontes externas e internas e, este grande volume de dados vem gerado grande satisfação para alguns e/ou desespero para outros.

Entretanto, não há dúvidas de que, quando estes dados são entendidos e transformados em informações estratégicas, transformam-se também em um grande diferencial competitivo.

Como anda a gestão da informação de sua empresa?

Normalmente quando se fala em dados empresariais, pensamos em números planilhados e gráficos. Entretanto, temos hoje no mercado, ferramentas capazes de organizar e transformar os números internos de uma empresa em informações direcionadas – Os mais comuns são softwares CRM´S e ERP´S.

Nas ferramentas de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente), temos como principais funcionalidades a organização e a gestão das informações comerciais de maneira eficiente e eficaz para todos envolvidos neste setor e a seus gestores.

Já um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa), na maioria das vezes, opera com informações integradas de vários setores (Financeiro, compras, estoque, processos operacionais dentre outros) com intuito de gerar informações mais assertivas sobre a empresa.

Como anda a captação e processamento das informações externas de seu segmento e do mercado?

Este outro cenário já não é tão explorado pelas micro, pequenas e médias empresas de nosso país.

Entretanto, o entendimento e acompanhamento do que que está acontecendo no segmento de atuação, das reais necessidades de meu público alvo casadas com informações ligadas ao mercado como economia, política, legislação dentre outros se fazem de fundamental importância para uma análise completa.

Para estes levantamentos temos softwares de pesquisas externas.

A importância do entendimento das informações internas e externas

Ter completo domínio de suas informações internas e externas, é o segredo que garante o desenvolvimento ascendente e contínuo de uma empresa.

O atual mercado está em constante mudança e ter uma leitura profunda dos dados internos da empresa, aliados ao mapeamento dos fatores externos, permite um melhor direcionamento dos negócios, evitando-se riscos desnecessários e o empenho de esforços em uma direção mais assertiva.

Este é o ponto chave da inteligência competitiva: a utilização de informações fornecidas, não só pelo mercado, mas principalmente pelo público alvo da empresa, a favor do crescimento e do fortalecimento dos negócios desenvolvidos.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.