A VALIDADE DA PENHORA DO VEÍCULO DE CÔNJUGE DO EXECUTADO 

Penhora de bens do cônjuge

Reconhecida como legítima, pela 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), a penhora de um veículo adquirido pelo cônjuge de parte executada em Ação Trabalhista. A decisão que havia indeferido o bloqueio do bem foi revertida em acórdão proferido pela Turma. 

Foi demonstrado nos autos que o veículo foi declarado no Imposto de Renda do executado, pois seu cônjuge está no mesmo documento constando como dependente, e por quedar inerte em comprovar o regime de bens capaz de impedir a penhora, o veículo foi considerado parte que compõe o patrimônio comum do casal. 

De acordo com Dâmia Ávoli, desembargadora relatora do caso, mesmo se tratando de bem indivisível, tal fato não é impeditivo à penhora por não restar impedida a meação, que seria a divisão dos bens comuns ao casal. Dessa forma, a parte que competir ao executado será revertida ao processo visando a satisfação da execução e a outra parte destinada ao cônjuge. 

Para a desembargadora relatora, Dâmia Ávoli:  

“não resta outra alternativa a não ser a improcedência dos embargos de terceiro, uma vez que a embargante não comprovou inequivocamente a impossibilidade jurídica de constrição sobre o bem litigioso”. 

Portanto, não há dúvida de que o bem do cônjuge poderá responder pelas dívidas do devedor em ação trabalhista, havendo a presunção que elas se reverteram em proveito da família. 

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.