Nada substitui uma gestão eficaz. Empresas que planejam a curto e longo prazo tem mais chances de ter sucesso e prever os riscos do negócio com antecedência.
Nesta publicação damos 5 dicas INDISPENSÁVEIS para quem quer administrar sua empresa e vê-la desenvolver de forma saudável.
Planeje de forma estratégica
Planeje estratégias para alcançar as metas da empresa, no que diz respeito a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua qualidade na prestação de serviços, produção e vendas. Assim você consegue mensurar todas as áreas da sua empresa e ajustá-las até alcançar a posição que deseja.
Vale lembrar que não basta apenas o planejamento, é necessário a criação de planos de ação.
Realize melhorias sempre
Inovação é a chave para o crescimento e melhorias no posicionamento do negócio. Não se trata apenas de inovar no produto ou serviço diretamente, vale também a inovação nos processos de gestão, produção, atendimento ao cliente e em todas as partes do seu empreendimento. Inovação não tem barreiras, só precisa de pessoas com a mente aberta e disposição para realizar mudanças.
Fique de olho nas finanças
Tenha sempre o controle do fluxo de caixa e mantenha seu plano de orçamento para curtos e médios prazos sempre atualizado. Finanças é algo que demanda tempo e muita organização, por isso separe um tempo de qualidade para organizá-las.
O mais recomendado é que se tenha uma pessoa específica atuando nesta área, assim você garante um bom resultado e investimento de suas finanças.
Não basta olhar apenas para o próprio negócio, no mercado as empresas são como jogadores de outro time, é necessário atenção para não perder a bola. Estude sua concorrência, observe os planos de ação que ela tem feito e encontre uma oportunidade de superá-la. Lembre-se, nada de cópias, seja original e foque no que o seu negócio tem de mais forte.
Seus clientes são seus maiores investidores
Por último, mas não menos importante: como andam seus clientes? Qual a opinião deles sobre o seu empreendimento em geral? Você tem conseguido fidelizá-los?
Só é possível cativar um cliente por meio de relacionamento. Escute-o, preste atenção na forma de atendê-lo, conheça os seus gostos e não generalize seus clientes, pois cada um tem a sua forma particular de tratamento. Não gere nele expectativas sobre seu produto ou serviço que não serão supridas, transparência é indiscutível.
Estas são dicas iniciais para você que deseja melhorar a administração da sua empresa. Não fique preso somente a estas dicas, sempre se atualize e se necessário procure ajuda de um profissional para auxilia-lo no seu negócio.
A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.
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