QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA TERCEIRIZADA PARA AS EMPRESAS?

No presente artigo, em virtude da crise econômica que assola o Brasil nos últimos 2 anos, será explicado o que é uma consultoria terceiriza, seus benefícios e, por fim, a metodologia de consultoria do Grupo Ciatos.

A crise econômica, que teve início no ano calendário de 2014, acarretou diversas problemas para o comércio, indústria e prestadores de serviço.

Dentre os principais problemas acarretados com a crise econômica, podemos citar:

  • Queda no faturamento das empresas;
  • Aumento nos custos devido à inflação;
  • Aumento nas despesas operacionais e não operacionais devido à inflação;
  • Falta de capital de giro;
  • Dificuldade de levantamento de crédito em Instituições Financeiras;
  • Alta taxa de juros de empréstimos;
  • Atraso no pagamento de empréstimos;
  • Atraso no pagamento de tributos;
  • Aumento de despesas com rescisões trabalhistas;
  • Dificuldade de demissão por problemas com sindicato;

Portanto, conforme retro mencionado, diversos são os problemas que as empresas estão enfrentando na atualidade. Problemas estes que, em diversas oportunidades, os empresários não sabem como resolver. Em decorrência desta falta de conhecimento para resolver os problemas, existe a consultoria externa.

O que é consultoria? Consultoria é a prestação de serviço, realizada por pessoas qualificadas e especialmente treinadas, denominadas consultores, de forma eficiente e independente que, inicialmente, envolve um diagnóstico da empresa cliente e, posteriormente, um serviço de aconselhamento e pareceres com o objetivo de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, apresentar soluções e acompanhar a implementação das soluções apresentadas.

O Grupo Ciatos, através da Ciatos Consultoria, através dos seus consultores, desenvolveu uma metodologia de prestação de serviço inovadora, focada em maximização de lucros, melhoria os processos, organização e, principalmente, redução de custos.

A metodologia de prestação de serviço da Ciatos Consultoria, finalizado o diagnóstico inicial, é realizada nos seguintes módulos:

  • FINANÇAS
  • TRIBUTOS
  • PROCESSOS
  • CLIENTES
  • PESSOAS

No módulo finanças, são implementados análises financeiras através da elaboração de demonstração de resultado, oriundo de planilhas ou sistemas, o qual são abordados: faturamento, comissão, tributos, custo direito, despesas operacionais e não operacionais, investimentos.

A implementação do módulo finanças, possibilita ao empresário, saber a lucratividade da sua empresa, bem como sua capacidade de geração de caixa e possibilidade de investimentos.

Além disto, no módulo finanças são abordados questões de eventuais passivos, junto a Bancos, empregados e fornecedores, renegociações de dívidas, orientações de aporte de capital e investimentos.

No módulo tributo é analisado o percentual de tributos incidentes sobre o faturamento, ações são implementadas como alternativas para minoração da carga tributária. A minoração destes tributos acarreta maior lucratividade e, com isto, maior capacidade de investimentos e distribuição de dividendos aos sócios.

O módulo processos tem o objetivo, através de medições, criar procedimentos interno e maximizar os procedimentos já existentes, visando, com isto, reduzir custos, perdas, tempo de produção e tempo de entrega, objetivando melhorar os resultados da empresa.

No módulo cliente são analisados a metodologia de trabalho da área comercial e, com isto, implementadas ações de pós-venda, mark-up, inovações, prazos de entrega, prazos de pagamentos, melhoria nos produtos e serviços (qualidade), todas as ações visando aumentar a receita e melhorar os resultados. Outra oportunidade é o desenvolvimento de novos negócios, pois é uma excelente maneira de aumentar a receita em momento de crise, abrindo o leque de mercado e conquistando novos clientes.

O módulo pessoas é responsável pela gestão de pessoas, desde a apresentação de treinamentos, cursos, entrevistas, até a elaboração de planos de carreira. O objetivo e aumentar a produtividade do colaborador e acarretar satisfação a este com o trabalho desempenhado.

Posto isto, após conceituar consultoria e apresentar a metodologia de trabalho da Ciatos Consultoria, passo a responder o principalmente questionamento deste artigo que é: quais as vantagens da consultoria para as empresas?

As vantagens da prestação de serviço de consultoria para as empresas são:

  1. Aumentar faturamento
  2. Minorar Custos Diretos
  3. Minorar Carga Tributária
  4. Minorar despesas operacionais e não operacionais
  5. Maximizar investimentos para haver maior retorno financeiro
  6. Maior qualificação dos colaboradores
  7. Melhora dos processos interno (aumento da produtividade)
  8. Aporte de capital com linhas de créditos mais acessíveis e com menor taxa de juros remuneratórios, com isto, redução das despesas financeiras;
  9. Maximização do gerenciamento de débitos tributários
  10. Maximização do gerenciamento de débitos junto a fornecedores e Instituições Financeiras
  11. Melhor gestão das rescisões trabalhistas.

Independente do ramo de atividade ou mesmo porte da empresa, são diversos os benefícios da consultoria, sempre agregando valor à empresa, colaboradores e principalmente ao empresário.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

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