COMO REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA DA MINHA EMPRESA?

No Brasil, é comum as pessoas reclamarem da alta carga tributária suportada pelas empresas e, principalmente, pelas pessoas físicas.

Mas realmente a carga tributária no Brasil é alta?

Quem são aqueles que efetivamente suportam esta alta carga tributária?

Existem formas legais de redução da carga tributária para empresas?

Para responder as 2 (duas) primeiras perguntas, caberia um artigo ainda mais específico, com dados mais técnicos, pois o tema envolve critérios como: a) quem paga tributos? B) qual a porcentagem de sonegação de tributos no Brasil? c) qual a carga tributária efetiva suportada pelo contribuinte, considerando os 3 regimes de tributação? d) quem é onerado efetivamente pelos tributos sobre o consumo, considerando as anistias, as imunidades e as isenções?

À respeito da terceira pergunta, que é objeto deste artigo, temos que, é sim possível reduzir legalmente a carga tributária suportada pelas empresas e, em alguns casos, pelas pessoas físicas.

Inicialmente, abordarei a redução, de forma sintética, sem pretender esgotar o tema, no que tange à carga tributária suportada pelas empresas.

A redução da carga tributária da empresa contribuinte, envolve, em princípio, a escolha do regime de tributação, dentre os 3 (três) existentes, que menor onere as suas receitas. Em outras palavras, o percentual pago de tributos deve ser o menor possível frente ao faturamento/receita bruta da empresa contribuinte.

No Brasil há 3 (três) regime de tributação:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

A falta de conhecimento dos empresários e de alguns contadores, leva ao dogmatismo de achar que o Simples Nacional, com regra, é o menos oneroso, o que nem sempre é verdadeiro.

Para fins de análise de regime de tributação menos oneroso, deve-se considerar outras variantes como:

  1. ICMS ST
  2. Produtos monofásicos
  3. Valor da Folha de Salário Bruta
  4. Faturamento Bruto

O planejamento tributário envolve, além da escolha do regime de tributação menos oneroso, a segmentação de receitas e despesas, bem como a formação de preço de cada produto/serviço comercializado.

O conceito sintético de planejamento, envolve:

  • Pensar
  • Analisar
  • Concluir
  • Implementar
  • Encontrar o Resultado.

O planejamento tributário consubstancia-se não só na busca de redução da carga tributária, mas também:

  1. Análise e planejamento de débitos tributários
  2. Análise e implementação de regimes especiais
  3. Compra e créditos de ICMS
  4. Compra de precatórios
  5. Parcelamentos de Débitos

Diante disto, conclui-se que o planejamento tributário, implantado com base nas normas tributárias, com vistas na segurança jurídica, é importante, uma vez que acarretará em:

  • Minoração da carga tributária;
  • Aumento da lucratividade;
  • Maior capacidade de concorrência da empresa, pois, poderá reduzir preço para seu cliente;
  • Melhor qualidade de vida dos sócios;
  • Maior segurança da empresa, pois, com o planejamento tributário, obrigatoriamente, será realizada uma análise tributária da empresa para rever eventuais erros que podem acarretar em passivo tributário.

À respeito da redução da carga tributária suportada pelas pessoas físicas, a alternativa é a transferência das receitas recebidas pela pessoa física para pessoa jurídica, ou seja, constituir empresa e passar a receber as receitas através dela, principalmente receitas oriundas de aluguel e compra e venda de imóveis.

Por fim, cabe esclarecer que não há riscos no planejamento tributário elaborado por profissional técnico tributário, com base nas normas legais e utilizando os princípios de elisão fiscal.

Conclui-se, com base no exposto neste artigo que, o planejamento tributário, elaborado por profissional técnico e alicerçado em normas tributárias, é isento de riscos e configura importante meio para obtenção de grandes benefícios financeiros para a empresa e os seus sócios.

Quer conhecer um pouco mais sobre planejamento tributário?

A equipe do Grupo Ciatos, formada por advogados tributaristas, contadores e administradores, esta apta a dar a solução que, de forma legal, acarrete redução na carga tributária suportada pela sua empresa.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.