QUAL O QUARTO PRINCÍPIO DA CONSULTORIA P5E CIATOS?

Nos artigos anteriores foi abordado os três primeiros princípios da Consultoria P5E Ciatos.

Para quem não teve a oportunidade de ler, os dois primeiros princípios da Consultoria P5E são: Ideologia da Empresa, Liderança e Mapa da Organização.

Neste artigo irei discorrer sobre o quarto princípio da Consultoria P5E Ciatos.

O quarto princípio da Consultoria P5E Ciatos é: OBJETIVOS, VETORES DE AÇÃO E INDICADORES e as METAS.

A implantação do Protótipo de Empresa de Sucesso – PES requer a elaboração dos:

  • Objetivos da Empresa
  • Ações necessárias para alcançar estes objetivos (Vetores de Ação)
  • Indicadores Status Quo (situação atual da empresa)
  • Metas de Melhorias nos indicadores

Os objetivos da empresa são metas financeiras e não financeiras que deverão ser constituídas para implantação do Protótipo de Empresa de Sucesso. A constituição dos objetivos da empresa deve ser realizada em 5 pilares:

  • Clientes
  • Finanças/Tributos
  • Pessoas
  • Processos
  • Patrimônio

Os objetivos da empresa no que diz respeito a CLIENTES devem ser, a título de exemplo: participação no mercado, retenção de clientes, captação de clientes, satisfação de clientes, faturamento e lucratividade de clientes.

Os objetivos da empresa no que diz respeito a FINANÇAS E TRIBUTOS devem ser, a título de exemplo: aumento das receitas, redução de custos e despesas, redução da carga tributária, maximização dos lucros.

Os objetivos da empresa no que diz respeito a PESSOAS devem ser, a título de exemplo: recrutamento, retenção, satisfação, produtividade, capacidade técnica, absenteísmo, turnover, motivação, empowerment, alinhamento com a cultura da empresa.

Os objetivos da empresa no que diz respeito a PROCESSOS devem ser, a título de exemplo: melhoria nos processos operacionais existentes, criação de processos, manuais, desenvolvimento de notas soluções, inovação, pós-venda, aumento de produtividade.

Os objetivos da empresa no que diz respeito ao PATRIMÔNIO devem ser, a título de exemplo: receitas não operacionais, aquisição de ativo mobilizado, distribuição de dividendos, aquisição de concorrentes, abertura de novas unidades de negócios.

Os objetivos da empresa, sem os vetores de ação, não comunicam como os resultados devem ser alcançados.

Diante disto, para cada objetivo da empresa que for criado, necessário criar quais são as ações respectivas que deverão ser realizadas para cumprir o referido objetivo.

A criação de um Protótipo de Empresa de Sucesso requer a combinação adequada de resultados (objetivos) e impulsionadores de desempenho (ações), ajustados ao propósito da empresa.

Concluídos os objetivos e as ações que deverão ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados, necessário se faz coletar e tabular o status quo da empresa. Em outras palavras, levantar o marco zero, a situação na qual a empresa se encontra no que diz respeito a clientes, finanças/tributos, pessoas, processos e patrimônio. Somente com o status quo definido é possível acompanhar as melhorias e instituir os indicadores.

Por fim, após cumpridos os objetivos estratégicos que foram propostos, necessário estabelecer metas estratégicas de crescimento.

As metas estratégicas de crescimento têm o intuito de não acomodar com o status quo depois de alcançado, buscando a melhoria contínua para alcançar a qualidade total.

Nos próximos artigos irei abordar sobre os outros princípios da Consultoria P5E Ciatos.

A equipe de Consultores do Grupo Ciatos formada por administradores, economistas, advogados tributaristas e contadores está apta para analisar sua empresa e propor as melhores alternativa e estratégias para constituição de uma Protótipo de Empresa de Sucesso.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Consultoria P5E Ciatos?

Preencha abaixo seus dados que nossos consultores entrarão em contato para agendar uma apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.