QUAL É A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE NO AMBIENTE CORPORATIVO?

O compliance tem a função de proporcionar segurança e minimizar riscos de instituições e empresas, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente.

Os pilares de um programa de compliance são o suporte da alta administração; a avaliação de riscos; controles internos e Código de Conduta; treinamento e comunicação; canais de denúncia; investigações internas; due diligente (pesquisa de histórico de fornecedores e parceiros antes da contratação); auditoria, monitoramento e, finalmente, diversidade e inclusão.

A importância do compliance nas empresas consiste: i) no aumento da segurança do empreendimento em diversos sentidos, com a prevenção de fraudes e atos ilícitos; ii) na melhora da imagem e credibilidade da empresa, transmitindo confiança e comprometimento ao ter procedimentos definidos e iii) na diminuição de custos, reduzindo possíveis impactos ligados ao descumprimento de normas reguladoras.

Além disso, o compliance atua na prevenção de erros e retrabalhos, que levariam à perda de dinheiro e produtividade; no aumento da eficiência e qualidade, permitindo que o negócio realize melhorias e no aumento da transparência com a inserção de boas práticas na cultura organizacional.

Portanto, o compliance favorece não apenas a satisfação de investidores, colaboradores e fornecedores, mas abre portas para transações mercantis e representa verdadeira vantagem competitiva ao permitir que a empresa se consolide no mercado como a opção mais segura.

O compliance tributário envolve planejamento e implementação de estratégias cujo propósito principal é reduzir a carga tributária da empresa, com aumento de lucro e a redução de erros contábeis.

A equipe de consultores do Grupo Ciatos se coloca à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.